- Av. São João de Deus 8500-508 Portimão
- +351 963 879 503
- Seg a Sex: 09:00 - 18:30
Vidro Temperado
Otimizar a luz natural no design de interiores

Vidro temperado: principais características e vantagens
O vidro temperado é hoje um material amplamente utilizado no fabrico de elementos com os quais vivemos diariamente nas nossas casas, escritórios, etc.
Nestes espaços geralmente encontramos o uso deste material em portas deslizantes e dobráveis, janelas, cortinas de vidro ou mesmo em montras e montras.
A razão para a invasão deste material no nosso dia-a-dia, encontra-se nas suas próprias características, das quais se obtém inúmeras vantagens. É mais resistente, resiste melhor às temperaturas elevadas, é mais seguro em caso de rutura e tem mais resistência ao impacto. Se acrescentarmos a tudo isto que o seu fabrico não é mais caro do que o do vidro comum, eles fazem dele um material mais do que apropriado. Na Jansen trabalhamos diariamente com este tipo de materiais quando instalamos recintos ou quando trabalhamos com perfis.
Como é produzido o vidro Temperado?
Para criar o vidro temperado, é utilizada uma versão comum do vidro, conhecida como cristal. Composto por areia, sódio, cálcio, alumínio, magnésio e potássio, este material serve de base para a criação de outros tipos de vidro.
O vidro temperado passa por um tratamento termoquímico, chamado têmpera, no qual é aquecido em altíssima temperatura (600 graus, em média) e imediatamente arrefecido. Esse processo comprime as faces externas e expande as partes internas do vidro, tornando-o cinco vezes mais rígido do que o vidro comum.
Outro processo importante é o químico, chamado de troca iônica. Nele, o vidro cristal fica imerso em um tanque de nitrato de potássio derretido, para que haja trocas de íons. Quando o vidro é arrefecido lentamente, seus íons do sódio deslocam-se para o potássio, enquanto os íons de potássio dirigem-se para o vidro, criando uma densa camada resistente.
Aplicações e utilizações do vidro Temperado
O vidro temperado é um virdro de segurança de silicato sodo-cálcico têmperado termicamente para utilização em edifícios e obras de construção.
Resulta do aquecimento controlado da matéria-prima que é submetida a um tratamento térmico de 650/700ºC, recebendo de seguida um choque térmico provocado por jactos de ar.
O vidro altera assim as suas propriedades. Aumenta os seus níveis de resistência e diminui riscos de quebra por choque mecânico ou térmico. Depois de temperado o vidro não pode ser cortado ou furado.
O vidro temperado é mais rígido e, quando danificado, estilhaça-se em pequenas partículas, minimizando o risco e a gravidade de eventuais ferimentos.

Segurança com vidro temperado
O vidro temperado quebra-se em pequenos pedaços, o que reduz potenciais ferimentos por corte ou perfuração de uma pessoa que embata contra o vidro. É importante ter em mente que os fragmentos de vidro temperado tendem a cair dos caixilhos depois de partidos, criando um orifício ou abertura na envolvente do edifício que permite aos ocupantes cair através da abertura.